Empresário de União dos Palmares denuncia funcionários da empresa Equatorial por cobrança de propina; empresa emite nota de esclarecimento

20/06/2023 19:49 | Texto de:


Prints da denúncia feita contra funcionários da empresa Equatorial Alagoas | Foto de: Divulgação



Um empresário da cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, fez uma grave denúncia contra funcionários da Equatorial, empresa responsável por fornecer energia elétrica na região. De acordo com o denunciante, a ligação de energia estaria sendo dificultada por técnicos fiscais da empresa, que estariam fazendo isso para obrigá-lo a pagar "propina" para que o serviço fosse realizado.

Ainda segundo o empresário, essa não é a primeira vez que se depara com essa situação. Ele descreveu essa prática como sistemática, já que em solicitações anteriores de religação e mudança de padrão em suas residências foi obrigado a pagar "propina".

O empresário detalhou que o esquema começa quando um fiscal da Equatorial realiza a visita e condena a instalação, alegando que os padrões exigidos não estão sendo cumpridos. Assim que o fiscal vai embora, outros técnicos aparecem e também informam que identificaram o mesmo problema. Em seguida, eles se comprometem a realizar o serviço, mas se o empresário desembolsar a quantia de R$ 250,00.

Leia a denuncia na íntegra:

“Venho por meio deste, informar uma atitude sistemazada de técnicos fiscal da equatorial. Essa é a terceira vez que, ao solicitar a religação ou mudança de padrão, sou obrigado a pagar propina. Duas residências que solicitei, aconteceu a seguinte situação: Vem um fiscal e condena a instalação informando que está fora do padrão; com isso, vai embora, em seguida, aparecem outros técnicos informando que está fora do padrão, mas se “ajeitar” um valor de 250,00 eles conseguem fazer. Tal situação já aconteceu comigo duas vezes e precisei pagar. No entanto, hoje está acontecendo pela 3a vez, mas não vou alimentar essa corrupção enraizada dentro da equatorial. Neste último episódio, os técnicos não chegaram a pedir o valor de 250,00, pois já foi informado que não aceitaria pagar. Pois já estava cansado do ocorrido, pois é de costume a não aprova do fiscal para (não legivel) posterior a saída do fiscal, surjam dois técnicos, para pedir propina. A caixa do medidor está dentro dos padrões pois está igualzinho aos demais imóveis vizinhos.” denunciou o empresário no formulário de manifesto.

Por já ter sido vítima dessa prática em duas ocasiões anteriores, o empresário resolveu expor o esquema de corrupção enraizada dentro da Equatorial. Ele agora espera que medidas cabíveis sejam tomadas após a denúncia ter sido formalizada.

Ao tomar conhecimento da denúncia, a Equatorial Alagoas emitiu uma nota visando esclarecer o que foi dito pelo empresário. A empresa disse que a postura mencionada não faz parte dos procedimentos da mesma, ressaltando que vai apurar a denúncia, identificar os responsáveis e adotar as providências necessárias.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

“Sobre a matéria vinculada, a Equatorial Alagoas esclarece a postura mencionada não faz parte do procedimento da empresa e que já está apurando com detalhes a denúncia para identificar os responsáveis e tomar as providencias cabíveis.” Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas.