Elias Shallom sscolhe vice-prefeito e reaviva política do passado em Joaquim Gomes
26/07/2024 08:30 | Texto de:
Elias Shallom sscolhe vice-prefeito | Foto de: Elias Shallom sscolhe vice-prefeito
Encerrou a saga pela escolha do nome do vice-prefeito na chapa de Elias Shallom para a disputa pela Prefeitura de Joaquim Gomes e, automaticamente, a sucessão do mandato de oito anos do atual Prefeito Adriano Barros.
O encontro com os ex-prefeitos Sid Fragoso e Nego Sarrapiao, ambos do PL, ocorreu na Fazenda Nova Vida, residência da família Fragoso. Na ocasião, o Prefeito Adriano Barros atuou como articulador político, conseguindo convencer Sid a retirar seu apoio a Rita do Araçá, principal opositora. Sid havia anunciado apoio à candidata do MDB há pouco mais de duas semanas. O motivo dessa mudança de posicionamento ainda é desconhecido.
O Pinga Fogo analisa agora o contexto da situação para os próximos dias na política local. O primeiro ponto é que, a partir de hoje, a pré-candidatura de Elias Shallom retrocedeu ao passado de Joaquim Gomes, apesar de seu discurso de "não podemos retroceder".
Nego Sarrapião, prefeito em 2011, não teve uma má gestão, mas decidiu sair da política em 2012, afastando-se claramente da cidade. Sid Fragoso, prefeito de 1989 a 1992, também não foi um gestor ruim, mas as práticas políticas de 30 anos atrás não condizem mais com o contexto da Joaquim Gomes do futuro.
Agora, é incerto como os dois ex-prefeitos se posicionarão em meio a um cenário político adverso ao atual Prefeito Adriano Barros, que está diante de uma ascensão política impressionante de sua concorrente, Rita do Araçá.