Eleições 2024: nova pesquisa aponta que JHC venceria disputa em Maceió ainda no primeiro turno

02/05/2023 19:49 | Texto de:


JHC, prefeito de Maceió | Foto de: Assessoria



Uma nova pesquisa para as eleições de 2024 em Maceió, desta vez realizada pelo instituto Inape, mostra que o atual prefeito da capital alagoana, JHC (PL), segue como favorito. No levantamento feito, João Henrique Caldas ampliaria a diferença para os demais candidatos e poderia ser reeleito já no primeiro turno se as eleições fossem hoje.

O Inape realizou a pesquisa entre os dias 23 e 25 de abril deste ano, quando 600 eleitores maceioenses foram ouvidos. Foram apresentados dois cenários distintos, sendo que JHC aparece com 50% das citações dos entrevistados na questão estimulada. Isso significa que, considerando os votos válidos, o atual prefeito da capital alagoana conseguiria se reeleger já no primeiro turno.

O deputado federal Alfredo Gaspar, segundo colocado na pesquisa, aparece apenas com 14% das intenções de voto. Já o ex-deputado estadual Davi Davino Filho e o deputado federal delegado Fábio Costa estão empatados no terceiro lugar, com 7% das intenções de voto.

O melhor posicionado entre os nomes da posição é o ex-prefeito Rui Palmeira, que recebeu 5% das intenções de voto. Em seguida aparecem o deputado estadual Alexandre Ayres e o deputado federal Rafael Brito, com 2% e 1%, respectivamente. Mas 9% dos eleitores revelaram que ainda estão indecisos, enquanto 7% declararam que votariam branco ou nulo se a eleição fosse hoje.

No segundo cenário, chamado de espontâneo, que é quando os nomes dos candidatos não são apresentados, JHC também lidera. O atual prefeito de Maceió ficou com 22% das citações dos entrevistados, enquanto Alfredo Gaspar aparece em segundo lugar, com 3%. Em terceiro ficou Davi Davino Filho, com 2%, e em quarto ficou Rui Palmeira, com 1%.

A pesquisa do Inape possui uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança estimado de 95%. Vale destacar que o levantamento feito pelo instituto foi realizado antes da posse dos novos secretários e do acordo realizado por JHC com Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho.