Durante entrevista, Renan Calheiros diz que Arthur Lira quer cortar a cabeça de ministros de Lula
04/08/2023 16:47 | Texto de:
Renan Calheiros e Arthur Lira | Foto de: Reprodução
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) concedeu uma entrevista ao UOL nesta sexta-feira (4), onde fez duras críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e à possibilidade de recondução de Augusto Aras à Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na entrevista, Renan Calheiros comparou Arthur Lira a uma 'rainha de copas', acusando-o de querer cortar a cabeça de ministros do governo Lula. Ele questionou a participação de setores do governo nessa empreitada e apontou como erro a escolha do governo em negociar com o Centrão desde a 'PEC da Transição'. Segundo o senador, essa opção resultou na reeleição de Lira e prejudicou o país ao inviabilizar o avanço de pautas importantes.
Renan também criticou a possível recondução de Augusto Aras à PGR, apontando a proximidade entre Aras e o ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos fatores negativos. Ele afirmou que Aras não reúne condições para ser reconduzido ao cargo, e criticou sua postura em relação à conclusão das investigações da CPI da Covid, da qual Calheiros foi relator. O senador acusou Aras de isentar Bolsonaro de vários crimes durante a investigação.
Renan Calheiros declarou que atuará no Senado para dificultar a aprovação da indicação de Aras caso o presidente Lula (PT) opte por indicá-lo novamente para a PGR.