Dnit vai reativar 73 pardais de trânsito em Alagoas; veja os locais

10/09/2024 14:37 | Texto de:


Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução



O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está em processo de transição contratual para a instalação e operação de novos medidores eletrônicos de velocidade, conhecidos como pardais, em Alagoas. O novo contrato, que entrou em vigor em abril deste ano, substitui o anterior e prevê tanto a reativação de medidores desativados quanto a instalação de novos dispositivos em pontos estratégicos do estado.

De acordo com a assessoria do DNIT, o processo para a operação dos novos equipamentos envolve diversas etapas. A empresa contratada deve realizar estudos técnicos sobre os locais de instalação dos medidores, que precisam ser aprovados pelo DNIT. Posteriormente, ocorre a instalação dos equipamentos e a aferição dos mesmos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para garantir a precisão e a conformidade dos aparelhos com os padrões estabelecidos.

Em União dos Palmares, a população tem reclamado da ausência dos medidores na BR-104, devido à imprudência de motoristas e ao grande número de pedestres que circulam na rodovia. Desde que os pardais foram removidos pela empresa anterior, diversos acidentes foram registrados na região, incluindo a morte de Jéssica Tamires, de 30 anos.

A transição que deveria aumentar a segurança nas rodovias federais que cortam Alagoas, está sendo o motivo de da causa de dores de cabeça para muitos.