DNIT realiza entrega de vagão ferroviário ao município de São José da Laje, em Alagoas
25/02/2025 19:26 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

A doação será exposta em memorial histórico-cultural para visitação turística e educacional
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou a entrega de um vagão-tanque (NBP TPB 156) da antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) à Prefeitura Municipal de São José da Laje, no estado de Alagoas, na última quarta-feira (19). O equipamento, anteriormente localizado no Pátio Ferroviário de Cinco Pontas, no Recife/PE, passará a integrar o acervo histórico da cidade.
O vagão doado será exposto em um memorial histórico-cultural, com finalidade de preservar a memória ferroviária, valorizando o pioneirismo da região na produção de álcool combustível. A iniciativa faz parte das comemorações do centenário da produção de etanol no Brasil, cuja origem está relacionada à Usina Serra Grande S/A, localizada no município, onde foram realizadas as primeiras experiências com etanol como combustível automotivo.
Estavam presentes na entrega da peça histórica os servidores do DNIT, Marcello Calado Vieira de Melo e João Rafael Teixeira de Melo, que representaram a Unidade Ferroviária do DNIT no Recife e Emerson Alves da Silva e Hérnani C. Quintela Cavalcante , representantes da Prefeitura Municipal e da Usina Serra Grande S/A, respectivamente.
A ação reforça o compromisso do DNIT com a preservação do patrimônio ferroviário nacional e com a valorização da história do transporte ferroviário no país. O vagão passará a compor o acervo de maquinários antigos já existentes na localidade, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre a importância da ferrovia no desenvolvimento industrial e econômico do Brasil, bem como seu papel no avanço da indústria de combustíveis renováveis.
Preservação do patrimônio
A medida resulta de acordo de cooperação técnica firmado em outubro de 2023 entre ministérios dos Transportes e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para definir responsabilidades e facilitar a gestão de áreas e imóveis provenientes de companhias ferroviárias extintas. Assinaram o documento a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“Temos a clareza de que a administração dos ativos que envolvem as ferrovias é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, afirmou o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro. Entre as iniciativas previstas pelo acordo estão a preservação do patrimônio histórico e da memória ferroviária, a elaboração de procedimentos para transferir à União os imóveis não necessários à operação ferroviária, a troca de conhecimento técnico entre as entidades e a criação de um grupo de trabalho para acelerar a execução das ações.
Desta forma, a entrega do vagão ferroviário a São José da Lajes reforça o compromisso do DNIT com a preservação do patrimônio ferroviário nacional e com a valorização da história do transporte ferroviário no país. O vagão passará a compor o acervo de maquinários antigos já existentes na localidade, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre a importância da ferrovia no desenvolvimento industrial e econômico do Brasil, bem como seu papel no avanço da indústria de combustíveis renováveis.