Kil mobiliza aliados em encontro, mas evita anunciar pré-candidatura
Johnny Lucena | UP
05/02/2025 14:24 | Texto de:
Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução
As fortes chuvas que atingiram Maceió na manhã desta quarta-feira (5) causaram sérios transtornos à população, com alagamentos em diversos bairros e o colapso de muros, além de interrupções no trânsito. A cidade foi afetada tanto nas áreas baixas quanto altas, dificultando o deslocamento de moradores até seus locais de trabalho. Até o momento, a Defesa Civil registrou 23 ocorrências, incluindo oito desabamentos parciais de residências e sete alagamentos.
Em meio a essa situação, o deputado federal Rafael Brito, que também ocupa o cargo de Secretário-Geral da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, criticou a postura do prefeito João Henrique Caldas (JHC), que, nas redes sociais, culpou o acúmulo de lixo nas galerias pluviais pela gravidade dos alagamentos, responsabilizando a população. "Não é justo culpar a população, que é a mais prejudicada, por um problema de gestão. Essas imagens poderiam ser cenas de um episódio isolado, mas quem mora em Maceió sabe que isso se repete toda vez que chove. Esse problema tem sim solução e não é culpa da população", afirmou Brito.
O deputado, então, sugeriu diversas soluções para enfrentar o problema das enchentes, com destaque para a manutenção e desobstrução dos canais, o avanço no esgotamento sanitário e a implementação do Plano de Drenagem Urbana. Brito também propôs a criação de um programa de escoamento de águas, a construção de uma nova rede de drenagem e o uso de jardins de chuva, além da ampliação da macrodrenagem e melhorias nas grotas e comunidades de Maceió.
Segundo Rafael Brito, a cidade precisa de obras estruturais que, apesar de não serem visíveis no dia a dia, são fundamentais para garantir a segurança e qualidade de vida dos moradores. "A população não pode ficar à mercê dos dias de sol e dependendo da sorte. Cuidar da população é também fazer obras gigantes que ninguém vê, mas que mudam a realidade da nossa capital, mudam a vida das pessoas", destacou.
A recorrência dos alagamentos em Maceió revela a urgência de investimentos em infraestrutura e planejamento urbano para reduzir os impactos das chuvas e prevenir futuras tragédias.
publicidade
Johnny Lucena | UP