Deputado Marx Beltrão destaca avanços no combate ao HPV e reforça investimentos na saúde de Alagoas
13/02/2025 15:31 | Texto de:

Escrito por Redação/ UP | Foto de: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria a Política Nacional de Enfrentamento à Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), um avanço significativo na prevenção do câncer de colo do útero e de outros tipos de tumores associados ao vírus. O texto agora segue para análise do Senado.
O deputado federal Marx Beltrão (PP) celebrou a aprovação da medida, ressaltando sua importância no combate à doença. “Semana passada, garantimos R$ 43 milhões em investimentos para a saúde de Alagoas, recursos já disponíveis na conta da Secretaria Estadual da Saúde. Agora, damos mais um passo essencial ao aprovar essa política que amplia a prevenção e o diagnóstico do HPV, um vírus responsável por diversos tipos de cânceres”, afirmou o parlamentar.
A proposta reforça a necessidade de ampliar o acesso da população a métodos preventivos, incluindo vacinação, exames físicos, colposcopia, citologia, biópsia e testes moleculares e sorológicos. Além disso, prevê que o tratamento possa ser realizado tanto em ambulatórios quanto em domicílio.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos, vítimas de abuso sexual, além de mulheres e homens até 45 anos que vivem com HIV, passaram por transplantes ou são pacientes oncológicos. O Ministério da Saúde tem expandido o público-alvo da imunização na rede pública.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que mais de 16 mil novos casos de câncer do colo do útero são diagnosticados anualmente no Brasil, resultando em uma taxa de mortalidade de 6,17 por 100 mil habitantes. O índice alarmante indica que, a cada 90 minutos, uma mulher morre devido à doença. Especialistas reforçam que exames preventivos são fundamentais para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz da enfermidade.