Delegado da PC/AL é preso pela Polícia Federal suspeito de prejudicar investigação

18/09/2024 15:24 | Texto de:


Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução



Na tarde desta quarta-feira (18), os promotores de Justiça Lídia Malta e Kleber Valadares, da 3ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) revelaram que o delegado da Polícia Civil de Alagoas, Daniel Mayer, foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta manhã. Mayer é acusado de inserir provas forjadas no inquérito sobre o assassinato do ativista político Kleber Malaquias.

Segundo o Ministério Público (MP), há evidências, obtidas com autorização judicial, que implicam Mayer em um esquema de corrupção com outros envolvidos no crime. Conversas interceptadas mostram que o delegado teria conspirado para incriminar falsamente uma pessoa já assassinada, protegendo os verdadeiros autores do crime.

O MPAL informou que, após uma representação formal, o Poder Judiciário expediu um mandado de prisão preventiva contra Mayer, que agora enfrenta acusações de fraude processual, revelação de sigilo funcional e abuso de autoridade. A denúncia também foi ampliada para incluir um agente da Polícia Civil envolvido no crime.

O MPAL destacou a gravidade da conduta do delegado e a importância de garantir transparência no processo judicial, apesar das informações conflitantes na mídia. A prisão do delegado é vista como uma tentativa de preservar a integridade das instituições e assegurar a justiça para todas as vítimas.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos, e o MPAL expressou solidariedade aos profissionais que atuam com ética e às vítimas do crime.