Defesa Civil de Maceió prevê chuvas dentro da média para 2025 e reforça ações preventivas
27/02/2025 16:09 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

A Defesa Civil de Maceió informou nesta quinta-feira (27) que o período chuvoso de 2025 deve apresentar volumes dentro da média esperada para a capital alagoana. Em fase de preparação e mitigação de riscos, o órgão intensifica ações do plano Previne Maceió para reduzir impactos das chuvas e garantir a segurança da população.
Entre as medidas adotadas está o monitoramento diário das condições do tempo e a análise de prognósticos climáticos, permitindo que o órgão ajuste sua atuação conforme a necessidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há uma probabilidade de 60% de ocorrência do fenômeno La Niña entre fevereiro e abril deste ano.
O meteorologista Hugo Carvalho, coordenador do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), explica que, com a chegada do outono e inverno, espera-se uma transição para condições neutras no Oceano Pacífico. Isso pode minimizar os efeitos do La Niña e manter os padrões climáticos dentro da média histórica de 1.280 mm de precipitação ao longo do período chuvoso.
Historicamente, as chuvas mais intensas ocorrem entre abril e agosto, com junho sendo o mês mais chuvoso, acumulando cerca de 322,8 mm. Apesar das previsões indicarem um cenário sem grandes anomalias, Carvalho ressalta que outros fatores climáticos podem influenciar a variabilidade do tempo na capital.