Decisão do TRE/AL: Julgamento da ação do PR contra Catunda é adiado e segredo de justiça é retirado

26/01/2024 10:26 | Texto de:


Deputados alagoanos | Foto de: Reprodução



O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) anunciou nesta quinta-feira 925) o adiamento do julgamento da ação movida pelo Partido Republicano (PR) contra o ex-candidato a deputado federal, João Catunda (PP), para a próxima quarta-feira, dia 31 de janeiro.

Esta decisão, além de afetar diretamente o ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque, que concorreu à Câmara Federal na última eleição, também tem implicações para o deputado Paulão (PT), que corre o risco de perder seu mandato.

Além do adiamento, o TRE/AL acatou uma proposta da desembargadora Silvana Omena, relatora do caso, e decidiu retirar o segredo de justiça do processo. Segundo a desembargadora, não há justificativa para manter o processo em sigilo, garantindo assim maior transparência e acesso público às informações relacionadas ao caso.

A decisão do Tribunal foi recebida com satisfação por diversas partes envolvidas. O presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, comentou que a retirada do segredo de justiça assegura transparência e possibilita um legítimo exercício de defesa por parte das partes envolvidas na ação.