Criança alerta para risco de naufrágio em Maragogi antes de catamarã afundar; turista descreve momento de pânico
13/12/2024 15:00 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (13), momentos de tensão marcaram o naufrágio de um catamarã na Praia de Barra Grande, em Maragogi. Um turista, que estava a bordo com sua família, relatou que a tragédia só não foi maior devido a um alerta dado por seu filho, que percebeu a água entrando na embarcação. Segundo ele, o catamarã levou cerca de cinco minutos para afundar após o incidente.
A criança, aparentemente com cerca de cinco anos, foi a primeira a perceber o problema e alertou: "Papai, tá enchendo o barco". O turista afirmou que, ao ouvir o aviso, o capitão acionou as bombas de esgoto, mas o tempo foi insuficiente para evitar o naufrágio. Ele ressaltou que o barco não estava superlotado e havia muitas cadeiras vazias, o que pode ter contribuído para a menor gravidade do acidente.
O turista também descreveu o pânico entre os passageiros, destacando que, durante o desastre, apenas a criança estava usando colete salva-vidas. Ele afirmou que outros passageiros, incluindo adultos e idosos, não estavam com o equipamento de segurança adequado. "O pessoal entrou em desespero, e ao invés de ajudar, acabaram piorando a situação, indo para o lado errado do barco e fazendo ele afundar mais rápido", contou.
O homem também relatou que houve tentativas de manobras para equilibrar a embarcação, mas sem sucesso. “Foi Deus que nos salvou”, afirmou ele, agradecendo pela sobrevivência dele, de sua família e das demais pessoas presentes.
O naufrágio resultou na morte de um idoso de São Paulo, que estava de visita ao Nordeste. Ele estava hospedado em Porto de Galinhas e viajou até Maragogi para conhecer as belezas naturais da cidade. No total, 47 pessoas estavam a bordo do catamarã, e todas as vítimas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogi.