Corpo de Bombeiros de Alagoas lança operação verão 2025 para reforçar segurança na alta temporada

12/12/2024 14:13 | Texto de:


Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) apresentou, nesta quinta-feira (12), os detalhes da Operação Verão 2025, que estará em vigor entre 1º de dezembro de 2024 e 5 de março de 2025. O objetivo é intensificar ações de prevenção e fiscalização devido ao aumento de acidentes aquáticos e incêndios em vegetação durante o verão. A coletiva de imprensa foi realizada no auditório do Quartel de Comando Geral (QCG), em Maceió.

O plano da operação foi baseado em análises históricas de ocorrências, como salvamentos em praias e incêndios, especialmente em áreas litorâneas e na Zona da Mata. A iniciativa envolve esforços integrados entre diretorias e batalhões do CBMAL para garantir a segurança de moradores e turistas, considerando o aumento significativo no fluxo de pessoas durante a temporada.

— “Estamos prontos para mais esse desafio. Nosso objetivo é oferecer segurança e tranquilidade para que alagoanos e visitantes aproveitem o período de descanso”, afirmou o comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa.

A operação inclui a ampliação de postos de guarda-vidas em áreas estratégicas. Na praia de Cruz das Almas, um posto fixo foi instalado. Já em Barra de São Miguel e no Gunga, o reforço foi necessário devido aos riscos associados à maré cheia. No litoral norte, praias de Maragogi, como Antunes, Centro e Barra Grande, passaram a ter cobertura integral para atender ao crescente número de turistas, impulsionado pela abertura de um novo aeroporto.

A tenente-coronel Viviane Suzuki, assessora de comunicação do CBMAL, destacou a importância de ações educativas para reduzir incidentes.

— “Além das operações em campo, estaremos divulgando vídeos orientativos e outras ações preventivas para conscientizar a população sobre segurança”, explicou.

Com duração até o Carnaval, a Operação Verão 2025 abrange áreas de grande movimento, fortalecendo a presença do Corpo de Bombeiros em pontos turísticos e regiões vulneráveis. A corporação reforça o compromisso com a proteção de vidas e a conscientização sobre práticas seguras no período de maior movimentação no estado.