Câmara aprova projeto que inclui castração química para estupradores; Alfredo Gaspar celebra decisão
12/12/2024 13:05 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quinta-feira (22), um projeto de lei que permite a castração química como punição para pedófilos. O texto original, que previa a criação de um Cadastro Nacional de Pedófilos e mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente, recebeu uma emenda de última hora que incluiu a possibilidade da castração química. Agora, a proposta segue para análise no Senado.
Entre os entusiastas da medida está o deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas), autor de um projeto similar, o PL 2322/2023, que prevê a castração química para todos os estupradores. Gaspar comemorou a aprovação e usou tom enérgico ao defender a iniciativa: “Essa impunidade não pode continuar. É hora de punir com severidade aqueles que cometem violência sexual contra crianças e mulheres. O Brasil não aguenta mais! Hoje, aprovamos um projeto semelhante ao meu. Basta de tarado, estuprador.”
O projeto busca endurecer as penas contra crimes sexuais, especialmente contra crianças e adolescentes, com a expectativa de coibir a reincidência. A proposta gerou debate ao introduzir a castração química, medida controversa que divide opiniões. A decisão final dependerá agora dos senadores, que terão a palavra sobre a implementação da medida.