Cágados Resgatados Após Transbordamento do Riacho Salgadinho em Maceió
05/02/2025 14:42 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

Nesta quarta-feira (5), as fortes chuvas que atingiram Maceió provocaram o transbordamento do Riacho Salgadinho, localizado no bairro do Poço. A correnteza forte fez com que cágados que habitam o riacho saíssem para as ruas, circulando entre os veículos e gerando uma situação inusitada na cidade.
Diante disso, equipes do Instituto Biota foram acionadas para realizar o resgate dos animais, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE). O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) também participou da operação de salvamento, que conseguiu resgatar um total de 23 cágados. A ação contou com o apoio da Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB), que realizou uma audiência com o promotor Alberto Fonseca para mobilizar a força-tarefa.
O biólogo e coordenador do Instituto Biota, Bruno Stefanis, explicou que, além do resgate realizado na rua, será feita uma análise nas margens do Riacho Salgadinho, próximo à praia, para localizar outros animais que possam ter sido arrastados pela correnteza. "Nunca foi viável jogar os animais de volta ao riacho. Eles estavam tentando escapar da correnteza, o que dificultou até mesmo uma abordagem mais cuidadosa no resgate", disse Stefanis.
Após o resgate, os cágados foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do IBAMA/IMA, localizado no bairro do Farol, onde receberão os cuidados necessários.