Bombeiros de Alagoas denunciam corte no pagamento de horas extras e serviço voluntário
28/03/2024 08:35 | Texto de:
CBM/AL | Foto de: Reprodução
Uma grande insatisfação paira sobre o Corpo de Bombeiros de Alagoas. Nesta quarta-feira (27), diversos profissionais da corporação denunciaram o não pagamento do serviço voluntário remunerado, realizado nos dias de folga dos militares.
Para surpresa dos bombeiros, ao consultarem seus contracheques este mês, depararam-se com valores menores do que o esperado. Sem aviso prévio, o pagamento das horas extras já trabalhadas foi cortado.
"Temos muitos colegas que dependem das horas extras para complementar a renda. Há militares que não receberam por pelo menos três forças-tarefa, o que representa um impacto de no mínimo R$600 a menos no orçamento familiar. Isso equivale a quase meio salário mínimo! Muita gente usa esse dinheiro para pagar contas básicas como energia, água e cartão. Sem aviso prévio, descobrimos no dia do pagamento que não receberíamos. A promessa é que o pagamento será feito no próximo mês, mas como vamos esperar? As contas não esperam!", questionou um bombeiro que preferiu não se identificar.
A situação se agrava ainda mais com a informação de que, há dois meses, o Corpo de Bombeiros vem excedendo o limite de gastos destinados às horas extras. O documento com os valores foi devidamente enviado à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), mas a quantia repassada não foi suficiente para pagar todos os militares. Como consequência, alguns profissionais tiveram suas horas extras simplesmente cortadas.