Arthur Lira e Renan Calheiros não precisam de JHC para possível aliança política em 2026
19/11/2024 11:54 | Texto de:
Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução
Apesar da grande repercussão em Alagoas, o esperado encontro entre o prefeito de Maceió, JHC, e o presidente Lula não deve abordar as articulações políticas envolvendo Arthur Lira e Renan Calheiros para 2026. Fontes próximas ao cenário político indicam que a aliança entre Lira e Calheiros, caso confirmada, dispensa o aval ou participação de JHC.
Lira e Calheiros, figuras centrais da política alagoana e nacional, não precisam de terceiros para estabelecer a dinâmica da relação que, segundo interlocutores, surge de uma afinidade natural em seus interesses e estratégias no cenário político. A ideia de lançarem um único candidato ao governo do Estado, como especulado nos bastidores, não tem sido tratada com seriedade, pelo menos por ora, e segue sem força no meio político.
Ainda assim, a possibilidade de os dois caminharem com objetivos alinhados, seja em disputas estaduais ou em alianças nacionais, representa um movimento significativo para o futuro político de Alagoas. Uma eventual união pode fortalecer ambos em suas respectivas bases, independentemente de JHC ou outros atores políticos locais.
Com o horizonte de 2026 ainda incerto, as movimentações políticas no estado continuam sendo pauta de discussões intensas, mas com definições que, por enquanto, permanecem apenas no campo das especulações.