Apesar das críticas, Renan Calheiros vê Lula com vantagem em 2026

24/04/2025 10:58 | Texto de:


Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



O senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou a condução da atual gestão do presidente Lula. Em declarações recentes, o parlamentar apontou a falta de planejamento e as dificuldades na execução de políticas públicas como obstáculos que têm comprometido o desempenho do governo.

Um dos principais alvos das críticas de Renan foi a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Para o senador, a escolha de Marina para comandar a pasta “paralisou investimentos” e representa um retrocesso para o desenvolvimento do país. Segundo ele, a atuação da ministra tem travado projetos importantes, afetando setores estratégicos da economia.

Apesar das críticas, Renan fez questão de destacar a relevância política de Lula no cenário nacional. “A avaliação do presidente tende a melhorar, e ainda dá para fazer muita coisa até a eleição”, afirmou o senador, reconhecendo que o petista continua sendo uma figura difícil de ser derrotada nas urnas em 2026.

Renan também comentou o cenário da oposição, apontando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um nome forte no campo conservador. No entanto, ele alertou que a fragmentação entre os adversários de Lula pode favorecer a reeleição do atual presidente. “A direita precisa se unir. A divisão só facilita a permanência do PT no poder”, avaliou.