Alunos da UNEAL denunciam discriminação em sala de aula no Campus Zumbi dos Palmares
18/03/2024 09:30 | Texto de:
UNEAL | Foto de: Reprodução
Alunos do Campus Zumbi dos Palmares da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) estão se manifestando contra um incidente de discriminação relatado por estudantes em uma de suas salas de aula. O caso ocorreu em União dos Palmares e tem despertado preocupação e indignação entre a comunidade acadêmica.
De acordo com relatos dos alunos, a professora Silvia Costa se recusou a ministrar a aula alegando que a sala estava lotada e que não conseguia se fazer ouvir devido ao número de estudantes presentes. Como resposta, ela solicitou que os alunos deixassem a sala, permitindo apenas a permanência dos veteranos, enquanto os demais foram obrigados a sair.
Tal atitude causou revolta entre os alunos afetados, que sentiram-se discriminados e excluídos do processo educacional. A gravidade do ocorrido é evidente, levando os estudantes a buscarem visibilidade para o problema através do contato com a imprensa.
Em conformidade com o direito de resposta garantido pelo Artigo 5º, Inciso 55 da Constituição Federal, o espaço está aberto para que a UNEAL se manifeste sobre o ocorrido. Caso nenhuma providência seja tomada ou explicação fornecida pelos responsáveis da universidade, os alunos ameaçam recorrer ao Ministério da Educação (MEC), ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE) e à Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEDUC) para investigação e adoção das medidas cabíveis.
Até o momento, não houve manifestação por parte da UNEAL sobre o assunto.