Alexandre de Moraes deixa fora da pauta julgamento sobre fraude à cota de gênero no MDB de União dos Palmares

01/03/2024 08:17 | Texto de:


Vereador do MDB em União dos Palmares citados no processo | Foto de: Reprodução



O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, decidiu deixar fora da pauta de julgamentos do mês de março o processo que acusa o diretório do MDB em União dos Palmares de fraude à cota de gênero. A decisão, que inicialmente estava prevista para ser debatida neste mês, trouxe incertezas quanto ao futuro político de alguns vereadores, caso o partido seja condenado.

A ação, impetrada pelo Cidadania, tornou-se um desafio significativo para o vereador Almir Belo, que foi indicado para compor como vice na chapa encabeçada pelo prefeito Kil de Freitas nas eleições municipais de 2024. O processo em questão, se resultar em condenação ao MDB, pode acarretar na anulação dos mandatos dos vereadores Almir Belo, Sandro Jorge e Jailson Vicente.

A situação política se torna ainda mais complexa devido à retirada do processo de pauta em fevereiro, poucos dias após ter sido inicialmente agendado. Até o momento, não há indicações sobre quando o caso voltará a ser pautado, deixando políticos e a comunidade local em suspense quanto aos desdobramentos dessa controvérsia.