18 candidatos apoiados por JHC fracassam em disputas eleitorais
15/10/2024 14:25 | Texto de:
Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Assessoria de JHC
A força do prefeito de Maceió não influenciou os eleitores a votar em seus aliados políticos
Mesmo sendo o segundo prefeito mais bem votado do Brasil, João Henrique Caldas (PL), o JHC, não surtiu influência nos eleitores para garantir a vitória nas urnas em 18 municípios onde trabalhou como padrinho político dos candidatos que disputaram o Executivo municipal. O levantamento é do site do A Notícia Alagoas, que contabilizou o fracasso dos candidatos nas urnas - mesmo com o apoio de JHC - em importantes cidades alagoanas.
O resultado pode ser interpretado como um alerta para a dificuldade que JHC deve encontrar no cenário de 2026, caso queira disputar o cargo de governador do Estado.
Candidatos de partidos aliados a JHC, como Mosabelle Ribeiro (Republicanos) em Palmeira dos Índios, Flaubert Filho (Pode) em Viçosa e Júnior Dâmaso (Republicanos) em Marechal Deodoro, foram derrotados nas ruas, apesar da presença do prefeito de Maceió nas campanhas.
O Partido Liberal (PL) também teve um desempenho pífio em Alagoas, onde a única exceção foi na capital. Nas câmaras municipais, a sigla só elegeu 46 vereadores em todo o estado. Ainda assim, 11 eleitos são de Maceió. O PL ficou em sétimo lugar entre os partidos que conseguiram eleger vereadores em Alagoas. O MDB venceu em 65 das 102 prefeituras alagoanas.
O site mostra que o declínio do domínio político de JHC foi ainda mais evidente em regiões onde o “Clã dos Caldas” tradicionalmente exerce influência, como em Ibateguara e Colônia Leopoldina. Nas duas cidades, os candidatos apoiados por JHC, Dra. Edja (PL) e Dr. Davi (PL), perderam para opositores do MDB. O mesmo ocorreu em União dos Palmares, cidade politicamente estratégica e que derrotou o PL de JHC.